terça-feira, 23 de março de 2021

A Instituição no qual está fazendo parte do Programa Residência Pedagógica !!!

 

  • Análise da realidade da instituição - IEE Cecília Meireles: 


O Programa de Residência Pedagógica acontece na Instituição - IEE  Cecília Meireles, onde a escola encontra-se no município de Bento Gonçalves, localizada na rua Garibaldi - 541, no bairro São Francisco. A instituição atende desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Séries Finais - I e II, Ensino Médio e Curso Normal- Magistério. 

A estrutura da escola constitui-se em um calendário escolar, um núcleo administrativo podendo contar com professores contratados e nomeados com formação em ensino superior, contando com uma diretora, três vices- diretoras, um assistente administrativo-financeiro, três secretárias, três merendeiras, duas assistentes pedagógicas, uma orientadora, uma bibliotecária,  três serventes, círculo de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil. 

Consequentemente, a instituição  abrange um processo de avaliação de seus educandos, que implica em uma reflexão crítica sobre a prática. Bem como, esse processo deve ser contínuo, interdisciplinar devendo ser acompanhado , retomado e acima de tudo um momento de crescimento para educando e educador, uma vez que o avaliar, é também trabalho do professor.   

Sendo assim o IEE - Cecília Meireles possui como: 

MISSÃO - 

Promover o conhecimento contribuindo com a formação de um ser crítico, participativo, comprometido e ciente de seu papel na sociedade através de uma educação de qualidade. 


VISÃO - 

Ser uma instituição de ensino comprometida na democracia e na construção do conhecimento intelectual emocional e social para uma sociedade mais justa, no período de 2010/2012. 


VALORES - 


  • Ética: respeito às ações do ser humano, baseando-se nos valores morais e princípios sociais.
  • Respeito a si, aos outros e à diversidade: respeitar a si e a todos os demais que fazem parte da escola, visando um ambiente acolhedor e enriquecedor.
  • Solidariedade: formar pessoas críticas e solidárias no que tange o âmbito individual e coletivo. 
  • Espírito de equipe e Companheirismo;
  • Transparência e honestidade: ter uma comunicação aberta e honesta. 
  • Democracia: desenvolver nos alunos a autonomia para fazer suas escolhas  em prol do coletivo. 
  • Justiça: igualdade a todos os cidadãos. 
  • Afetividade: afetividade é que determina a atitude geral da pessoa diante de qualquer experiência vivencial, promove os impulsos motivadores e/ou inibidores. Por isso, queremos educandos cada vez mais motivados e dispostos a construir seus próprios conhecimentos. 

Em virtude disso, a análise da realidade da instituição foi realizada em forma remota, podendo contar com os relatos e comentários da docente preceptora, nos informando como a escola se constitui, juntamente com a educadora titular da turma de regência. Devido a situação vivenciada pela pandemia do novo coronavírus, a mesma precisou ser adaptada aos novos recursos oferecidos, sendo estes tecnológicos por meio de web reuniões, pareceres descritivos, relatos e dentre outras formas. 

Sendo assim, ao ingressar no Programa de Residência Pedagógica, podemos contar com a prática em regência escolar na instituição de ensino - IEE Cecília Meireles. Bem como, no ambiente educacional podemos perceber que é uma escola de grande importância na cidade de Bento Gonçalves, abrangendo todas as etapas da Educação Básica brasileira, podendo contar também com o curso normal - Magistério. Em que segundo a proposta pedagógica (2010) em sua filosofia escolar diz que:: “Educar para a construção de uma sociedade participativa e crítica, buscando a transformação da pessoa e do grupo, considerando a realidade social e cultural.” 

Assim, podemos perceber que a escola prioriza a realidade social e cultural de cada educando, onde visa educar a criança para que se torne um cidadão crítico em que consiga se tornar autônomo perante as situações da vida, baseando-se na democracia brasileira. 

Portanto, a instituição é da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, com        um espaço adequado para atender as demandas necessárias dos educandos matriculados, com um corpo docente eficaz e com grande competência e ótima formação acadêmica. Ademais, podemos perceber em nossa análise da realidade  que a instituição preza pela sua equipe pedagógica e também por seus alunos, sempre procurando contextualizar a realidade presente no meio em que se encontram, adaptando-se à nova realidade vivida por todos os brasileiros e assim prezando pelo ensino de qualidade remotamente adaptado. 



  • Análise da realidade da turma:


No programa  Residência Pedagógica no núcleo da Pedagogia, faz-se o acompanhamento de  oito educandos,  os mesmos que compreendem uma turma de 5º ano.  É sabido que o conhecimento da realidade da turma, bem como do regimento da escola  são premissas para o início de  um trabalho pedagógico de qualidade , desta maneira iremos descrever um pouco como foi esta aproximação entre nós residentes com a turma  de alunos. 

Primeiramente  nos foi enviado através da professora titular da turma um pequeno parecer de cada estudante, por meio do qual pudemos nos aproximar dos mesmos, afinal estamos numa pandemia e o contato físico, a conversa, as observações que seriam feitas em escola tornaram-se impossíveis de serem realizadas. 

Por este intermédio e através de uma web reunião com a professora titular, pudemos então conhecer a turma que iríamos trabalhar, sendo assim abaixo seguem alguns pontos relevantes, dentre eles: 


  • Uma turma que está se acostumando com está nova mediação através da tecnologia; 
  • Alguns educandos apresentam dificuldades de acesso à plataforma e também na entrega das atividades na instituição; 
  • Acontece a todo tempo o reforço pela parte da docente e da gestão escolar da instituição; 
  • Em relação ao processo de ensino e aprendizagem da turma, é visível a necessidade de muito incentivo e atenção; 
  • As crianças são oriundas de famílias pouco estruturadas, muitas vezes interferindo no comportamento e na relação entre colegas, aluno e professora; 


Os planejamentos bem como os conteúdos programáticos também foram elaborados através do relato da professora titular, neste primeiro módulo foram abordados tais conteúdos: quatro operações matemáticas,  tabuada, interpretação  e compreensão de textos, acordos ortográficos , desafios matemáticos, antecessor e sucessor, composição e decomposição e gêneros literários. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação do Residente

  Apresentação Módulo 2: Residente Andressa Pietorbon Ambrosini    -- ----------------------------------------------------------------------...