Primeira formação docente com a temática sobre alfabetização e letramento - ALFALETRAR, com os vídeos de Magda Soares:
Ao realizarmos a primeira Web reunião de núcleo do residência, tínhamos combinados algumas questões de grande importância, embasadas no programa para o decorrer do primeiro módulo. Assim, uma destas combinações resultou em uma formação docente, realizada por cada acadêmico residente inscrito, enfocando na temática de alfabetização.
Bem como, esta formação constituiu-se através de vídeos pelo Youtube e também sediados pelo Nova Escola, onde continha a participação da docente Magda Soares no projeto chamado Alfaletrar. Nestes vídeos do projeto, apresentavam uma temática de grande importância para a Educação Básica brasileira, sendo está a alfabetização e o letramento. A cada vídeo, a professora Magda Soares abordava fases da alfabetização e letramento, e consequentemente as explicava e ao finalizar a mesma explicação, então dava-se o relato de vivências e práticas pedagógicas de educadoras da Educação Básica, atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental.
Por conseguinte, ao realizarmos a formação docente do projeto Alfaletrar, íamos escrevendo e anotando os principais e mais importantes pontos abordados, para em um futuro próximo escrevermos uma pequena síntese sobre este momento.
Nesta síntese que construímos com os novos aprendizados desta primeira formação, escrevemos pequenos textos do que compreendemos em relação à alfabetização e letramento e suas fases. Assim, com a escrita da síntese, conseguimos perceber o quanto foi importante este momento para o enriquecimento de nossa formação enquanto acadêmicas do curso de licenciatura em Pedagogia.
Reunião com os profissionais e docente preceptora da escola em que iríamos realizar a regência escolar:
Como já citado anteriormente, tivemos que realizar algumas adaptações relacionadas às práticas pedagógicas devido a pandemia da COVID - 19 e assim também adaptamos as nossas reuniões de núcleos e consequentemente aos encontros que iríamos realizar em meio a instituição de regência escolar. O nosso encontro/ reunião deu-se através do Google Meet, também ao vivo onde, houve a presença dos acadêmicos residentes e também com a docente orientadora Dra. Terciane Ângela Luchese, a educadora titular da turma de regência e a nossa professora preceptora Solange Lazzari.
Sendo assim, nossa primeira web reunião contou com informações de grande importância relacionadas a instituição e também a turma em que iríamos realizar a regência escolar. Portanto, para nós, acadêmicos, tudo era novo, no momento nos coube ouvir as informações para que pudéssemos entender em que contexto escolar e de turma estaríamos atuando.
Assim como qualquer experiência dentro da vida docente, logo que chegamos a um lugar novo precisamos sondar, estudar, analisar a realidade em que nos estamos fazendo presente, foi neste momento que foi possível, em que tivemos abertura para ter um pouco mais deste conhecimento.
A partir das informações colhidas nesta Web reunião iniciamos as análises da realidade, para que assim conseguíssemos adentrar no processo de ensino e aprendizagem da turma e dar continuidade e auxiliar a educadora titular, realizando e iniciando os planejamentos embasados nos componentes curriculares e habilidades e competências solicitadas a nós, através de pareceres descritivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário