terça-feira, 23 de março de 2021

Primeiros passos para o Programa Residência Pedagógica!!

 



UM PE    PEQUENO RELATO!!

Estava na correria no penúltimo semestre da graduação,   ser bolsista, participar de um programa como tal não estava nos meus planos, assim 

No entanto,   surgiu o COVID-19 , esta pandemia  veio para bagunçar nossas vidas, mas ao mesmo tempo me conduziu à esta grande experiência: o programa Residência Pedagógica. 

O grupo do nosso curso: a Pedagogia estava sendo bombardeado de mensagens dos colegas do diretório acadêmico;  precisávamos urgentemente de um grupo de colegas para fechar o programa, seria uma oportunidade única,  nosso curso não poderia perder esta chance. 

Vendo o engajamento dos que estavam em busca dos colegas para participar comecei a cogitar a ideia  de me inscrever, seria uma ótima oportunidade de aprendizado,  somando-se a isso iria agregar ao meu currículo. 

Com o COVID-19  fui suspensa do meu emprego, com isso  eu iria passar mais tempo em casa, deste modo poderia me dedicar e  aceitar esta nova empreitada junto aos meus colegas. E foi assim, com muita organização, com cuidado para que eu pudesse dar conta das disciplinas da faculdade e participar do Residência que hoje estou elaborando este relato. Eu me sinto muito feliz e realizada por saber que estou podendo contribuir através das aprendizagens agregadas até o momento no crescimento de um aprendiz, e mais do que isso, estou compartilhando ideias, saberes com um grupo de docentes e futuros docentes excepcionais. 


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  • Sobre a inscrição no edital do Programa de Residência Pedagógica: 
  • A inscrição e a primeira reunião de núcleo do Residência Pedagógica: 


Após a inscrição e também a aprovação da CAPES no programa, ficamos imensamente felizes em ingressar e por sabermos que iríamos aprender, enriquecer nosso currículo e também nossa graduação de forma significativa, com conhecimentos novos.

Desta forma, nossa primeira reunião de núcleo constituiu-se com os oito residentes convidados a participar juntamente com a docente orientadora Dra. Terciane Ângela Luchese e também com a preceptora Solange Lazzari. Nossas reuniões, por conta da pandemia, ocorreram de forma on-line. Todos os residentes abriram suas câmeras e houve grande participação, na mesma, bem como combinados referentes ao nosso núcleo de Pedagogia para a realização da regência escolar e demais combinações para as nossas web reuniões do núcleo, também algumas adaptações que fizeram-se necessárias devido ao momento vivenciado mundialmente.

Com a pandemia do novo coronavírus, tivemos novas realidades nos ambientes educacionais brasileiros. Os educadores, os discentes e todo o corpo docente precisaram adaptar-se com urgência ao novo cenário inusitado de 2020. Com o distanciamento social fazendo-se necessário e presente em todos os âmbitos da sociedade, a educação escolar precisou pensar em novos recursos para que não parasse e perdesse um ano letivo inteiro. 

Salienta-se que foram necessárias muitas adaptações para que desse continuidade ao ano letivo em todas as escolas como rede privada, municipal e estadual de ensino. Bem como, a educação estava “acostumada” com alguns métodos pedagógicos e assim, fez-se a implantação de novos métodos,o uso de recursos  tecnológicos se mostrou fundamental. 

Através da tecnologia tão presente no cotidiano, inúmeras mudanças das aulas e planejamentos pedagógicos foram realizados, as escolas precisaram antes de tudo, contextualizar a realidade de seus alunos e adaptar-se aos recursos tecnológicos disponíveis na rede de ensino. Também considerando o que cada educando tinha disponível para as mediações tecnológicas em suas residências, juntamente com suas famílias. 

Consequentemente, com cada instituição adaptando-se a realidade de seus alunos e familiares e assim, contextualizando para as mediações tecnológicas houve diferentes modelos de aulas, como surgiram as lives, as aulas síncronas, as aulas assíncronas e também as remotas. Contando com o apoio da internet e suas plataformas digitais e mídias sociais para que todos tivessem acesso aos materiais pedagógicos planejados, construídos e elaborados por todo o corpo docente das escolas. O planejamento de aulas impressas para entrega às famílias também foi utilizado como recurso possível.

Com todas estas adaptações fazendo-se necessárias para dar continuidade a educação  básica brasileira, com a implantação obrigatoriamente das tecnologias nos ambientes escolares, percebemos que todo o corpo docente precisou usar essas mediações. Bem como, os educadores precisaram reinventar-se nesses novos tempos, mudar suas práticas pedagógicas que estariam “acostumados” e teriam aprendido teoricamente de uma forma. 

Com o cenário pandemico vivenciado, as metodologias tradicionais que estavam ainda muito presentes nas escolas, tiveram de ser deixadas para trás e assim, começou-se a usar as mediações tecnológicas que foram comentadas por anos, porém em realidades brasileiras eram difíceis de serem alcançadas e principalmente utilizadas. Ou seja, todo o corpo docente precisou iniciar novas formações docentes, para que se preparassem para  trabalhar com as tecnologias, para alcançar e proporcionar um ensino de qualidade aos educandos. Segundo Nóvoa, Caderno de empregos, JB (03/06/99):  


A escola deve estimular as crianças a aprenderem a estudar e pensar e também a aprenderem a se comunicar e a viver em conjunto. Aprender a estudar e a pensar é essencial no mundo marcado pelo excesso de informações e conhecimentos que envelhecem muito rapidamente, mas não é menos importante aprender a se comunicar e viver em conjunto, estimulando a criança a falar, a ouvir, construir em conjunto.


É com este pensamento de Nóvoa que conseguimos refletir o quão importante é o papel das instituições de ensino na vida de uma criança, sendo que nesta pandemia do novo Coronavírus  fica evidente. Bem como, onde todo o corpo docente das escolas precisaram com urgencia  adaptar-se e levar até seus discentes este papel tão necessário a todas as famílias, ao apoio incondicional que os educadores demonstram todos os dias. 

As escolas, os educandos, os profissionais e as famílias precisaram se unir em meio a este momento para poder proporcionar às crianças o que fosse necessário para uma educação de qualidade, assim aprendendo a se comunicar e viver em conjunto de forma diferente, ou seja, tecnologicamente.

Em virtude da desigualdade social, das muitas diferenças nas condições familiares e mesmo escolares, sabemos das dificuldades. Em virtude disso, nos baseamos e também estudamos materiais e articulações realizadas pelo professor Antônio Nóvoa relacionadas a docência em tempos de pandemia vivenciada em 2020, um ano atípico para todos, para assim enriquecer nossas aprendizagens e para conseguir propiciar o necessário aos nossos alunos, atendidos pelo programa de residência pedagógica. 





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Apresentação do Residente

  Apresentação Módulo 2: Residente Andressa Pietorbon Ambrosini    -- ----------------------------------------------------------------------...