segunda-feira, 15 de março de 2021

Quero-te junto a mim para refletir sobre um tema muito importante: a alfabetização!! Para isso, apresento uma pequena síntese de alguns vídeos do programa Alfaletrar !!



Vídeo 1: Alfabetização e Letramento  


- Sistema de representação, reproduzir os sons da fala em grafias, em  riscos, traços, em escrita;  

- Criança precisa vivenciar este processo, para que isso seja possível o  professor

precisa compreender estes percursos que são traçados em  fundamentos: psicológicos,

fonológicos, linguístico e sociolinguísticos;  

- Formação do professor alfabetizador não contempla estes fundamentos;  Alfabetização / Aprendizagem Inicial da Língua Escrita ( Alfabetização =  como transformamos os fonemas em letras ou grafemas) ( Letramento=  fazer o uso da língua escrita no contexto social e cultural em que as  pessoas vivem); 

- Transformar sons em letras e letras em sons; 

- Alfabetização tem processos próprios, tais como: cognitivos, linguísticos...


A CRIANÇA SE ALFABETIZA NUM CONTEXTO DE LETRAMENTO/ A  CRIANÇA SE LETRA AO MESMO TEMPO EM QUE ESTÁ SE  ALFABETIZANDO. São dois processos que andam juntos.  

Vídeo 2: Alfabetização e Letramento: O Texto como Eixo Principal 

- Explorar o texto em vários contextos, entre vários gêneros;  Texto -> Leitura-> Perguntas de Compreensão-> Trabalho com ampliação  do vocabulário= ATIVIDADE DE LETRAMENTO;  

- Consciência Fonológica; 

- LETRAS-> PALAVRAS-.> FRASES-> TEXTOS= PRODUÇÃO DE  TEXTOS;


Vídeo 3: Alfaletrar - Três desenvolvimentos: Psicogenético,  Conhecimento das

Letras e Consciência Fonológica 


- Conhecer a forma e os sons das letras para depois formar palavras;  Psicogenético= identifica aos poucos o que a língua escrita representa ,  descoberta das letras, das letras como representação;  

- Consciência fonológica: consciência dos sons das palavras. Importância  da criança falar

escutar sua própria fala= ampliação da consciência  fonológica;  

- Familiaridade com as letras para poder associar as letras aos seus sons; Princípio alfabético: apropriação do conhecimento da habilidade de que  as letras representam os sons das palavras.  

Vídeo 4: Alfaletrar - Psicogênese da Língua Escrita 

- Desenvolvimento psicogenético= desenvolvimento dos processos  mentais  

- FASES DA ESCRITA | Emília Ferreiro  

Icônica: desenho. 

Garatuja: linhas com voltas. 

Pré-silábico: MBFABV 

Silábico sem valor sonoro: FMB 

Silábico com valor sonoro: PEK 

Silábico Alfabética: PETK 

Alfabética: PETEKA 

Ortográfico: PETECA 

- Desde muito cedo a criança desenvolve conhecimentos e conceitos sobre  a escrita; 

- Convivência em um mundo letrado | contato logo gráfico;  No início a criança acredita que escrever é desenhar, logo mais ela  percebe que é diferente e começa a fazer garatujas.  

Vídeo 5: Alfaletrar - Fases icônica, garatuja e pré-silábica


- ICÔNICA: Representação através do desenho | ícone ; 

- GARATUJA: Logo que a criança percebe que escrever não é a mesma  coisa que desenhar ela começa a fazer rabiscos, denominados garatujas,  ainda a criança não percebe que uma palavra representa um som e não  um objeto;  

- PRÉ-SILÁBICA: A criança entende e conhece algumas letras, então  escrevem qualquer

letra que vem a mente. 


  Vídeo 6: Alfaletrar - Fase silábica sem valor sonoro e silábica com  valor sonoro 


- Silábica sem valor sonoro: A criança percebe os pedaços da palavra,  então coloca uma

letra para cada sílaba e sem valor sonoro, ou seja,  qualquer letra, sem se ter uma relação; 

- Silábica com valor sonoro: A criança já coloca uma letra que é um fonema  da sílaba. 

Vídeo 7: FASES SILÁBICO-ALFABÉTICA E ALFABÉTICA 


- Silábico-alfabética: A criança percebe que tem mais sons nas sílabas, não  somente uma

letra para cada sílaba como fazia na fase anterior; 

- Alfabética: A criança escreve cada letra para o fonema.


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Apresentação do Residente

  Apresentação Módulo 2: Residente Andressa Pietorbon Ambrosini    -- ----------------------------------------------------------------------...