Vídeo 1: Alfabetização e Letramento
- Sistema de representação, reproduzir os sons da fala em grafias, em riscos, traços, em escrita;
- Criança precisa vivenciar este processo, para que isso seja possível o professor
precisa compreender estes percursos que são traçados em fundamentos: psicológicos,
fonológicos, linguístico e sociolinguísticos;
- Formação do professor alfabetizador não contempla estes fundamentos; ∙ Alfabetização / Aprendizagem Inicial da Língua Escrita ( Alfabetização = como transformamos os fonemas em letras ou grafemas) ( Letramento= fazer o uso da língua escrita no contexto social e cultural em que as pessoas vivem);
- Transformar sons em letras e letras em sons;
- Alfabetização tem processos próprios, tais como: cognitivos, linguísticos... ∙
A CRIANÇA SE ALFABETIZA NUM CONTEXTO DE LETRAMENTO/ A CRIANÇA SE LETRA AO MESMO TEMPO EM QUE ESTÁ SE ALFABETIZANDO. São dois processos que andam juntos.
Vídeo 2: Alfabetização e Letramento: O Texto como Eixo Principal
- Explorar o texto em vários contextos, entre vários gêneros; ∙ Texto -> Leitura-> Perguntas de Compreensão-> Trabalho com ampliação do vocabulário= ATIVIDADE DE LETRAMENTO;
- Consciência Fonológica;
- LETRAS-> PALAVRAS-.> FRASES-> TEXTOS= PRODUÇÃO DE TEXTOS;
Vídeo 3: Alfaletrar - Três desenvolvimentos: Psicogenético, Conhecimento das
Letras e Consciência Fonológica
- Conhecer a forma e os sons das letras para depois formar palavras; ∙ Psicogenético= identifica aos poucos o que a língua escrita representa , descoberta das letras, das letras como representação;
- Consciência fonológica: consciência dos sons das palavras. Importância da criança falar
escutar sua própria fala= ampliação da consciência fonológica;
- Familiaridade com as letras para poder associar as letras aos seus sons; ∙ Princípio alfabético: apropriação do conhecimento da habilidade de que as letras representam os sons das palavras.
Vídeo 4: Alfaletrar - Psicogênese da Língua Escrita
- Desenvolvimento psicogenético= desenvolvimento dos processos mentais
- FASES DA ESCRITA | Emília Ferreiro
Icônica: desenho.
Garatuja: linhas com voltas.
Pré-silábico: MBFABV
Silábico sem valor sonoro: FMB
Silábico com valor sonoro: PEK
Silábico Alfabética: PETK
Alfabética: PETEKA
Ortográfico: PETECA
- Desde muito cedo a criança desenvolve conhecimentos e conceitos sobre a escrita;
- Convivência em um mundo letrado | contato logo gráfico; ∙ No início a criança acredita que escrever é desenhar, logo mais ela percebe que é diferente e começa a fazer garatujas.
Vídeo 5: Alfaletrar - Fases icônica, garatuja e pré-silábica
- ICÔNICA: Representação através do desenho | ícone ;
- GARATUJA: Logo que a criança percebe que escrever não é a mesma coisa que desenhar ela começa a fazer rabiscos, denominados garatujas, ainda a criança não percebe que uma palavra representa um som e não um objeto;
- PRÉ-SILÁBICA: A criança entende e conhece algumas letras, então escrevem qualquer
letra que vem a mente.
Vídeo 6: Alfaletrar - Fase silábica sem valor sonoro e silábica com valor sonoro
- Silábica sem valor sonoro: A criança percebe os pedaços da palavra, então coloca uma
letra para cada sílaba e sem valor sonoro, ou seja, qualquer letra, sem se ter uma relação;
- Silábica com valor sonoro: A criança já coloca uma letra que é um fonema da sílaba.
Vídeo 7: FASES SILÁBICO-ALFABÉTICA E ALFABÉTICA
- Silábico-alfabética: A criança percebe que tem mais sons nas sílabas, não somente uma
letra para cada sílaba como fazia na fase anterior;
- Alfabética: A criança escreve cada letra para o fonema.
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